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Alimentação para mulheres grávidas

dieta para gestante

dieta para gestante Está provado que, durante a gravidez, as mulheres gestantes devem tomar cuidado extremo com a sua dieta, porque a vida do bebê depende de uma boa nutrição da mãe. No entanto, é falsa a crença de que quanto mais você come, o bebê vai nascer saudável. As mulheres grávidas devem comer bastante para sustentar uma nova vida, é verdade, mas principalmente elas devem comem uma grande variedade e qualidade. Ambos são a máxima que deve reger a dieta de uma gestante.

Normalmente, a mamãe gestante engordará entre um quilo e um quilo e meio por cada mês de gestação, o que significa que irá aumentar entre 12 e 14 quilos de peso durante a gravidez. Superar estes números representam um peso excessivo que supõe-se um excesso de gordura para a mãe e a criança.

Claro que não ganhar peso bastante também é prejudicial ao bebê, especialmente se o ganho de peso é inferior a 4,5 quilos. Dietas de emagrecimento são estritamente proibidas durante a gravidez porque o feto recebe menos nutrientes do que deveria. É o seu médico que irá acompanhar a boa saúde da mãe e da criança, e indicar as correções na alimentação.

 

Uma alimentação equilibrada

 

dieta para gestante O ideal da dieta de uma gestante, como já dissemos, deve ser qualidade e variedade. Refeições, por conseguinte, ser rica em alimentos diversos, nos quais estão presentes em abundância, alimentos frescos, principalmente cereais, frutas, legumes, peixe, carne, ovos e laticínios.

Além disso, de cada grupo dos mencionados, é necessário incluir todos os tipos de produtos para garantir que você está recebendo todos os nutrientes de que necessita neste período-chave da vida. É importante ressaltar que não pode se consumir um determinado tipo de alimento em excesso e, claro, faltar determinado produto na dieta.

No que respeito às necessidades calóricas da gestante não são tantas como se acredita tradicionalmente. Para o correto desenvolvimento do feto é suficiente aumentar 250 calorias na dieta diária. É muito importante que grande parte deste aumento seja proveniente de proteínas (carne, peixe, ovos, legumes e produtos lácteos).

 

Proteínas, gorduras e ácido fólico

 

verduras As Proteínas dos produtos de origem animal e vegetais são essenciais para a dieta humana e, portanto, da mulher grávida. Não pode faltar também vegetais(frutas e legumes) e cereais, sempre ricos em fibras e sem açúcar.

Por outro lado, evitar a ingestão de gordura, salgadinhos, refrigerantes açucarados e doces. O sal é necessário para a gravidez e não deve ser removido da dieta, mas precisa usá-lo com moderação e sempre preferindo o sal iodado.

A Vitamina fundamental para as mulheres gestantes é o ácido fólico. Pertencente ao grupo B, pode ser encontrada em vegetais de folhas verdes, aspargos, legumes e fígado. Para as mulheres grávidas é essencial tomar pelo menos 0,4 mg. desta vitamina por dia, principalmente nas primeiras semanas.

Uma boa fonte de ácido fólico ajuda a proteger o feto de ter certos defeitos congênitos no cérebro e coluna vertebral. Pode ocorrer casos de deficiências desta substância, já que pela alimentação exclusivamente pode ser difícil de obter todo o montante necessário, o especialista pode recomendar complexos vitamínicos adicionais.

 

Hábitos alimentares saudáveis

 

Como em qualquer hábito saudável, uma mulher gestante deve comer três refeições por dia, se sofrer de problemas estomacais, pode ser estendido para cinco ou seis porções, reduzindo, obviamente, a quantidade de alimento em cada um. Para superar a fome entre as refeições, queijo, iogurte, suco, frutas e legumes devem ser os melhores petiscos, descartando as fontes de gordura, como bolos, salgadinhos de batata ou as bebidas açucaradas.

frutas com leite mulher grávida

Uma mulher gestante precisa ter o seu corpo bem hidratado e, portanto, tem que beber bastante líquido. Recomenda-se beber pelo menos cerca de oito copos de líquidos diariamente. A água pode ser complementada com um copo de suco de fruta e um par de copos de leite.

Por outro lado, uma mulher grávida deve ter cuidado com a ingestão de cafeína. Cuidados devem ser tomados com café, chá, achocolatados e estimulantes. Todos estes produtos têm cafeína em quantidades variáveis e devem ser consumidas com moderação.

Em comparação com outros hábitos, não alimentares neste caso, é totalmente proibido fumar e beber álcool. Também é essencial não tomar medicamentos sem prescrição do médico.

 

Um guia para una dieta variada

 

 Aqui está uma lista das necessidades diárias necessárias de uma gestante por tipo de alimento. Não se esqueça que este é um guia indicativo e, na verdade, é um médico que pode aconselhá-la melhor para cada caso em particular:

pão de trigo suco de cenoura

Frutas (2-4 porções): Lembre-se que uma porção é meia xícara de fruta cortada, uma fruta média (como uma pêra ou maçã) ou três ameixas.

Cereais(6-11 porções): uma porção equivale a uma fatia de pão, 150 gr. cereais ou 100 gr. arroz ou macarrão.

Laticínios (3-4 porções): A porção é um copo de leite, dois iogurtes, 150 gr. de queijo ou um pudim.

Proteína (2-3 porções): Uma porção é um filé de carne bovina, frango, peixe ou dois ovos.

Legumes (3-5 porções): uma xícara de legumes crus ou meia xícara de vegetais cozidos.

Alimentação Equilibrada e Atividade Física